ASSINE
search button

EUA revisam PIB do primeiro trimestre e indicam retração de 0,7%

Compartilhar

O Departamento do Comércio (DC) revisou a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos nesta sexta-feira (29), indicando retração de 0,7% no primeiro trimestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o DC, o rigor do inverno e a valorização do dólar contribuíram para o encolhimento do índice que, na primeira prévia, divulgada em abril, indicava crescimento de 0,2%. O resultado definitivo será divulgado em 24 de junho, mas a revisão para baixo na segunda prévia já indica pessimismo para maior economia do mundo. 

O investimento privado teve queda de 2,8% entre janeiro e março, o pior resultado desde 2009. Já o consumo das famílias registrou crescimento de 1,8%. Na primeira estimativa, o índice indicava crescimento de 1,9%, de qualquer maneira muito inferior ao registrado no último trimestre de 2014, quando o número teve alta de 4,4%. 

Além do mau tempo e valorização do dólar, dificuldades econômicas na Europa e no Japão prejudicaram o crescimento norte-americano, entretanto, os resultados foram melhores do que o esperado pelo mercado financeiro, que estimava retração de 1%. 

O Federal Reserve (Fed, Banco Central americano) sofre pressão para aumentar os juros, que estão atualmente entre 0% e 0,25%, mas os membros do Comitê de Política Monetária aguardam indicativos de melhora na economia antes de efetuar o aumento, o que deve ocorrer apenas no segundo semestre do ano. Com isso, as expectativas de que a elevação fosse feita na próxima próxima reunião do Fed, também em junho, diminuíram.