ASSINE
search button

Confiança da indústria de transformação cai em maio, diz FGV

Compartilhar

O Índice de Confiança da Indústria de Transformação caiu 1,6% de abril para maio, ao passar de 72,8 para 71,6 pontos, o menor nível da série mensal iniciada em outubro de 2005, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A queda atingiu dez dos 14 principais segmentos acompanhados pela pesquisa.

A queda reflete a piora dos resultados sobre a situação atual, que caiu 2%, chegando a 74,6 pontos, e sobre o índice de expectativas, cujo recuo foi 1,3%, registrando 68,7 pontos. No segmento situação atual, destaca-se o indicador que mede a satisfação com o ambiente geral de negócios, que recuou 3,7% em relação ao mês anterior.

No âmbito das expectativas, o indicador de produção prevista foi o único a registrar queda no mês (-5,7%), com 85,5 pontos. Esse indicador atingiu o menor nível da série mensal iniciada em outubro de 2005. A proporção de empresas com expectativa de aumentar a produção nos três meses seguintes caiu de 13,4% para 13,2% de abril para maio. A parcela das que esperam reduzir a produção aumentou de 22,7% para 27,7% no mesmo período.

O nível de utilização da capacidade instalada diminuiu 0,9 ponto percentual entre abril e maio, ao passar de 79,9% para 79%, o menor nível desde maio de 2009 (78,9%).

Segundo a FGV, embora a desvalorização do câmbio nos últimos meses traga algum alento ao setor, as expectativas de curtíssimo prazo continuam sem dar sinais de melhora aos empresários da indústria.