ASSINE
search button

Standard & Poor's rebaixa Vale pela segunda vez este ano 

Compartilhar

A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou o rating da mineradora Vale por preocupações com a queda dos preços do minério de ferro, que pode corroer a receita da maior produtora do mundo da principal matéria-prima do aço. A S&P reduziu a classificação da companhia de “BBB+” para “BBB”, segunda menor nota dentro da escala de grau de investimento. A S&P havia cortado o rating da empresa a "BBB+" em janeiro.

Na quinta-feira, a Vale divulgou prejuízo de R$ 9,538 bilhões no período de janeiro a março, terceiro resultado negativo trimestral consecutivo. O preço do minério de ferro, produto responsável pela maior parte da receita da Vale, caiu quase 50%o no ano passado diante da desaceleração do crescimento da China, maior fabricante de aço.

Um rating "BBB" significa que a companhia tem "capacidade adequada de cumprir obrigações financeiras, mas (está) mais sujeita a condições econômicas adversas" do que companhias de notas mais elevadas, de acordo com a agência de risco. A S&P, que tirou a classificação da Vale de observação, informou que a perspectiva para o rating é negativa.