ASSINE
search button

Aneel vê sucesso em leilão de energia

Compartilhar

O leilão destinado à contratação de energia elétrica gerada a partir de fontes hidrelétrica e termelétrica, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi um sucesso, na avaliação do diretor da agência reguladora André Pepitone. Para ele, o resultado foi uma surpresa bastante positiva. “Nós revisamos o preço e ele acabou ficando competitivo e aderente às expectativas do mercado”, disse.

Venceram o leilão 14 usinas, com a potência contratada chegando a 1.973.370 megawatts (MW), com preço médio de R$ 259,19 por MW/hora, sendo que o deságio foi 0,92%. A energia negociada terá início de suprimento em 1º de janeiro de 2020.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquin, disse que o leilão foi um sucesso porque conseguiu atender à demanda das distribuidoras para 2020 e mostra que o setor é muito atrativo.

"[Outro] fator é a contratação de termelétricas, fundamental para trazer segurança ao abastecimento. Nós temos tido transformação no sistema elétrico brasileiro com a questão de não construir mais usinas com reservatório [de água] até por questões topológicas. Tendo menos reservatórios ficamos mais dependentes da hidrologia. Em anos com eventos climáticos extremos se mostra fundamental ter termelétricas no sistema".