ASSINE
search button

'Forbes': Fala de Levy sinaliza divulgação de balanço da Petrobras nesta quarta

Compartilhar

A revista americana Forbes repercutiu nesta segunda-feira (20/04) as declarações dadas pelo ministro da Fazenda do Brasil, Joaquim Levy. A publicação cita que a autoridade brasileira “de maior confiança”, afirmou que a Petrobras virou a página e que a divulgação dos balanços da gigante do petróleo, que está a caminho, vai provar isso.

“A Petrobras tem dado alguns sinais de reorientação em alguns aspectos, em alguns segmentos, de maneira muito estratégica, olhando para frente. Foi trocada a diretoria. Tem se falado em renovação do Conselho,” afirmou Levy em uma entrevista com jornalistas brasileiros.

O artigo da Forbes prossegue: “O que ele disse não é nada novo. O mercado sabe do novo gerenciamento e das vendas de ativos da Petrobras. Mas o que investidores podem ler aqui nas entrelinhas é que Levy está confiante em que a Petrobras produzirá seu tão esperado relatório de rendimentos. O conselho de diretores deverá chegar a um acordo para que a data de publicação seja na quarta-feira, dia 22 de abril”.

A revista lembra que a Petrobras não conseguiu divulgar seu balanço do terceiro e quarto trimestres, assim como o balanço completo de 2014, porque seus auditores se recusaram a assinar o relatório. “A Petrobras está mergulhada no pior escândalo de corrupção corporativa de sua história. Pelo menos três empresas parceiras da Petrobras declararam falência, incluindo duas empreiteiras OAS e Galvão que ajudaram a construir suas refinarias.  Mais de 30.000 operários foram demitidos este ano como um resultado do escândalo”.

“A Petrobras afirmou que não vai mais incluir  o valor de pelo menos duas de suas maiores refinarias, Comperj no Rio e Abreu e Lima em Pernambuco, estado natal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os preços do projeto foram inflados em cerca de US$ 20 bilhões.

Investidores têm comprador ações da Petrobras desde o dia 15 de março, quando as ações caíram abaixo de  US$ 5 pela primeira vez desde 2002. As ações se valorizaram em 40% desde então. Os preços do petróleo em alta e o recuo do mercado em relação a uma subida da taxa de juros dos EUA ajudaram, mas para a maioria, os ganhos da Petrobras se deram graças a investidores que especulam. 

Os indicadores ainda estão teimosos quanto à Petrobras, mas os rendimentos vão ditar a direção no final deste mês. A julgar pelo índice de força relativa nas ADRs da Petrobras, as ações estão sendo sobre-compradas. Mas se os investidores acreditam que Levy está certo, e que há uma reviravolta ocorrendo na Petrobras, então o dinheiro deverá buscar essas ações de dois dígitos neste ano”, conclui o artigo da Forbes.