ASSINE
search button

A importância do ajuste fiscal proposto pelo ministro da Fazenda

Para economia se recuperar será necessário ajustes no curto e no médio-prazo

Compartilhar

Para o Brasil sobreviver à crise internacional de 2008, foi necessário adotar medidas anticíclicas. Com isso, houve um aumento do gasto público, diminuição na tributação e incentivo ao crédito para fomentar o consumo familiar. Porém, o cenário atual é diferente e será necessário um ajuste fiscal eficiente para que o país volte a crescer e não jogue fora todas as conquistas acumuladas nos últimos anos. 

Será necessário que o governo arrecade com o aumento de alíquotas tributárias e que haja uma disciplina com os gastos da União, não contraindo novas dívidas. Isso será urgente e necessário para que o Brasil não sofra o risco de ter sua nota de investimento rebaixada, pois o custo seria altíssimo tanto para a União quanto para o setor privado e para o trabalhador. "Para a preservação do emprego, temos que botar a dívida publica em uma trajetória sustentável" afirmou o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Levy também defendeu uma mudança na legislação do ICMS. Segundo ele, 40% do PIB brasileiro "atravessam as fronteiras dos estados" e "são as decisões que o setor privado vai tomar hoje que vão decidir o emprego no segundo semestre".