ASSINE
search button

MP quer barrar empréstimos de R$ 9 bilhões à Sete Brasil

Empresa foi criada por fundos de pensão e passa por dificuldades financeiras

Compartilhar

O Ministério Público entrou com pedido para barrar empréstimos no valor de R$ 9 bilhões que seriam concedidos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social  (BNDES) à empresa Sete Brasil, criada para construir as sondas da Petrobras, e que passa por crise financeira. O procurador Júlio Macedo de Oliveira entrou com representação pedindo que qualquer tipo de operação de crédito seja paralisada por medida cautelar.

A Sete Brasil é proprietária de sondas de exploração de petróleo, com atuação no pré-sal, e foi criada por um conjunto de empresas investidoras, dentre elas a Petrobras e fundos de pensão, como o da Petros, Previ, Funcef e Valia. Através de comunicado, a Sete Brasil avaliou que o desenrolar da Operação Lava Jato e a investigação do ex-diretor de Operações da Companhia José Barusco Filho, prejudicaram a obtenção de financiamentos a longo prazo.

Por meio da assessoria de imprensa, os fundos de pensão Previ e Petros informaram que não há qualquer tipo de atraso nos pagamentos dos participantes de seus fundos e que possuem recursos suficientes para arcar com seus compromissos. As empresas estão entre as maiores do ramo na América Latina.