ASSINE
search button

Grécia está otimista com negociações, apesar de ter nota de crédito cortada

Compartilhar

As negociações da dívida grega continuam neste final de semana em Bruxelas, e o país acredita em um avanço, baseado em um bom clima de cooperação entre a banca credora, composta por funcionários da Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Central Europeu (BCE), e o primeiro-ministro, Alexis Tsipras.

Os gregos esperam receber a última parcela do empréstimo concedido como resgate ao país, no valor de 7 bilhões de euros, mas, para isto, precisam se comprometer com medidas de sérios ajustes fiscais, exigidas pelos credores e evitadas até então por Alexis Tsipras. 

Apesar da confiança em um acordo, a Grécia sofreu na última sexta (27), novamente um rebaixamento de sua nota de crédito pela agência Fitch Ratings, que conferiu grau "CCC" ao país, após ter tido suas notas elevadas no fim do ano passado, quando mostrou perspectivas de rcuperação. No relatório, a agência destaca os riscos elevados nas negociações da Grécia com seus credores.

O primeiro-ministro anunciou que apresentaria as propostas de reformas fiscais no começo desta semana, após se reunir com a chanceler alemã Angela Merkel na segunda-feira, em tom amigável.