ASSINE
search button

Tombini: resultado do PIB é pausa no crescimento

Compartilhar

Em nota divulgada nesta sexta-feira, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) confirmou a pausa no crescimento econômico no ano. Segundo o IBGE, a economia brasileira cresceu 0,1% em 2014, na comparação com o ano anterior. O PIB fechou o ano em R$ 5,52 trilhões.

Apesar dos números fracos, Tombini afirmou que a revisão das estatísticas pelo IBGE revelou um quadro de maior expansão da atividade econômica desde 2012, com participação mais elevada do investimento na economia e melhores indicadores de solvência do país. O presidente do BC disse também que os ajustes macroeconômicos que estão sendo feitos "tendem a construir bases mais sólidas para a retomada da confiança e do crescimento econômico". 

Apesar de fraco, o resultado do PIB ficou acima do previsto pelo Banco Central. Ontem (26), no Relatório Trimestral de Inflação, a autoridade monetária revisou para baixo a projeção de variação da atividade econômica em 2014. De crescimento de 0,2%, previsto em dezembro, a projeção passou para retração de 0,1%. Para 2015, o BC espera recuo de 0,5% do PIB.


Com Agência Brasil