ASSINE
search button

Evento debate impactos da Lava Jato na economia e perspectivas de manutenção do emprego

Compartilhar

Empresários, entidades sindicais e representantes do setor público vão debater, nesta sexta-feira (27), os efeitos da Operação Lava-Jato na economia brasileira, bem como os desafios para a manutenção dos investimentos em infraestrutura e dos empregos.

O debate será promovido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados e terá a participação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Sindicatos dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio e Janeiro, Secretaria Municipal de trabalho e Renda da Cidade do Rio de Janeiro, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), entre outras entidades.

Com os resultados das investigações de atos ilícitos envolvendo a Petrobras, mais de 500 mil trabalhadores brasileiros passaram a correr o risco de perder seus empregos (milhares de demissões já ocorreram).

Nesse encontro, os debatedores vão expor os danos ao papel protagonista da Petrobras no desenvolvimento brasileiro e mostrar como a cadeia produtiva e comercial do petróleo e do setor naval, por ela liderada, constitui a principal âncora da indústria de bens de capital, além de apontar caminhos jurídicos para que, sem prejuízo da punição aos responsáveis por atos ilícitos, as empresas e os empregos por elas gerados sejam protegidos.

O debate terá início às 9 horas, no Teatro Sesi (Av. Graça Aranha, 1 – Centro – Rio de Janeiro/ RJ). 

PROGRAMAÇÃO

MESA 1 - Dep. Vicente Cândido – Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados; e/ou Dep. Valtenir Pereira – autor do Requerimento que originou o evento na CFFC.

- Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira – Presidente do Sistema FIRJAN.

- Francis Bogossian – Presidente do Clube de Engenharia.

- Olímpio Alves dos Santos – Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado no Rio de Janeiro.

- Arolde de Oliveira – Secretário Estadual de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro.

MESA 2 - Dep. Vicente Cândido – Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados; e/ou Dep. Valtenir Pereira – autor do Requerimento que originou o evento na CFFC.

- Felipe Santa Cruz – Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ).

- Vagner Freitas, Presidente da CUT Nacional e/ou Darby de Lemos Igayara – Presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-RJ).

- José Maria Rangel, Coordenador-Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

- Augusto Lopes de Almeida Ribeiro - Secretário Municipal do Trabalho e Emprego da Cidade do Rio de Janeiro.