ASSINE
search button

Unidades de quarto e sala ganham força no Rio de Janeiro

Compartilhar

As unidades de apenas um quarto voltam a ganhar força no Rio de Janeiro. Se antes elas eram encontradas apenas em prédios mais antigos, hoje, as construtoras estão investindo em novos empreendimentos com esta tipologia. Dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) mostram que nos últimos 5 anos a negociação desses imóveis vem crescendo significativamente.

De acordo com o órgão, em 2010 foram lançados apenas 185 imóveis deste tipo, enquanto em 2011 foram somente 210. Já em 2012, esse número aumento para 778, chegando a 857 em 2013. Em 2014, de janeiro a novembro, o número de unidades lançadas foi de 608.

Entre os empreendimentos lançados no fim de 2014, está o Poesia Carioca, da construtora Vitale, que será erguido em Madureira, na Zona Norte do Rio. O condomínio, que fica a 1,5 km do Mercadão, terá ao todo 198 unidades, sendo 88 de um quarto e as outras 110 de dois quartos - todas com vaga de garagem -, além de um Mall com seis lojas no térreo. As unidades poderão ser financiadas em até 420 meses pela Caixa Econômica Federal.

"Esta é uma novidade na região. Não vemos condomínios com esta tipologia no bairro", diz Eduardo Paiva, diretor da Vitale.

O empreendimento terá mais de 15 itens de lazer, entre eles playground, salão de festas, brinquedoteca, sauna com hidro e sala de jogos juvenil. Além disso, contará com segurança 24 horas e medidas sustentáveis como reservatório de águas pluviais para regar os jardins e sensores de presença nas áreas comuns para economia de energia.

A construtora Fmac também está apostando nas unidades de um quarto. A empresa prepara para este ano o lançamento de um empreendimento misto de mais de 400 unidades, sendo aproximadamente 120 apartamentos de quarto e sala. O prédio, que tem VGV acima de R$ 90 milhões, será erguido na Rua Geremário Dantas, em Jacarepaguá, em frente ao Center Shopping.

"Acreditamos na liquidez deste tipo de unidade e a rua Geremário Dantas tem este perfil, com grande movimento comercial e de serviços. A tendência do mercado será apartamentos quarto e sala otimizados. Esse produto atrai o consumidor final e principalmente o investidor", diz Rodolfo Machado, diretor da Fmac.