ASSINE
search button

'The Telegraph': Preços das commodities caem a nível mais baixo em 12 anos

Índice Bloomberg atinge menor valor desde agosto de 2002

Compartilhar

“O principal índice do mundo de preços das commodities caiu a seu nível mais baixo em mais de 12 anos no momento em que a China desacelera e os Estados Unidos dão sinais de que vão restringir a política monetária”. É o que diz uma matéria do jornal britânico The Telegraph, publicado nesta sexta-feira (30/01).

“O índice Bloomberg de commodities, que monitora os preços de 22 diferentes preços de commodities como o ouro, gás natural e petróleo, caiu 0,3% para 99,84 no início do pregão, o ponto mais baixo desde agosto de 2002”, escreve o jornalista John Ficenec. 

Ele continua: “O recente período de fragilidade nos preços das commodities se dá no momento em que o Federal Reserve (banco central americano) emitiu uma avaliação otimista sobre o estado da economia.

Minutos antes da reunião de dezembro, o comitê de política monetária do Fed disse que a economia dos EUA está se expandindo a uma taxa sólida com fortes aumentos do emprego, um sinal de que o banco central se mantém no mesmo caminho com planos para elevar as taxas de juros. As commodities, como todos os tipos de ativos, se beneficiaram da política monetária flexível dos Estados Unidos”. 

“A visão positiva da economia norte-americana veio depois de outro sinal de desaceleração na China, com números oficiais mostrando que lucros do setor industrial caíram 8% em dezembro comparando com o ano anterior. 

No ano passado, o crescimento anual da economia da China desacelerou para 7,4% — seu ritmo mais lento em quase 25 anos — no momento em que a crise imobiliária no país atrasa a economia, e há uma dívida crescente e procura desacelerada por seus produtos dentro e fora do país”, escreve Ficenec. 

A maioria dos economistas espera que Pequim fixe uma meta de crescimento anual para 2015 de 7%. A desaceleração da economia chinesa, o maior consumidor de commodities do mundo, causou uma queda acentuada nos preços do petróleo. 

O petróleo Brent – uma referência mundial do petróleo de 15 campos do Mar do Norte – caiu de US$ 115 por barril em junho do ano passado para apenas US$ 48,9 por barril nas negociações atuais. 

“A força do dólar americano também atingiu os preços das commodities. Porque a maioria das commodities é livremente negociada em mercados internacionais, preços de commodities são cotados em dólares americanos. Quando o dólar sobe elas se tornam mais caras e isso afeta a  procura.

O índice do dólar, que monitora o preço do dólar americano frente às moedas do mundo, aumentou em mais de 18% nos últimos seis meses na medida em que a economia se fortalece e com as expectativas do mercado de um aumento nas taxas de juros este ano”, diz a matéria do Telegraph.