ASSINE
search button

‘El País’: Rússia surpreende e reduz taxa básica de juros de 17% para 15%

Compartilhar

O Banco Central da Rússia decidiu reduzir sua taxa básica de juros em um gesto que reforça sua preocupação com a fragilidade econômica diante da volatilidade do rublo e a inflação. Os juros caíram de 17% a 15%, um movimento que o mercado não esperava: só um dos 32 economistas entrevistados pela Bloomberg previu uma baixa. É o que informa uma matéria do jornal espanhol El País.

O rublo continuou se desvalorizando frente ao dólar depois do anúncio e chegou a atingir 70 por cada divisa americana. "Se prevê que a inflação e as expectativas de inflação baixem enquanto que a economia se ajusta gradualmente à mudança das condições externas", assinala o banco central em um comunicado.

Em dezembro do ano passado, o órgão elevou os juros a 17% alegando que esta era uma situação "crítica" e citou a urgência em defender o rublo. A moeda russa sofreu sua pior queda desde a crise de 1998 e se move em valores mínimos históricos frente ao dólar e ao euro, depois de registrar uma baixa próxima de 25% em apenas duas jornadas

"As previsões econômicas da Rússia foram piorando a partir do início do conflito na Ucrânia. O PIB pode cair 4% em 2015 e avançar leves 0,5% em 2016, segundo as sondagens da Bloomberg. Além disso, os prognósticos oficiais de inflação oscilam entre 7,5% e 8% para este ano. O governo acaba de apresentar um plano de três anos para enfrentar a crise causada pela queda do petróleo bruto e o efeito das sanções econômicas impostas", diz a matéria do El País.

>> Rusia recorta por sorpresa su principal tipo de interés al 15%