ASSINE
search button

Eike Batista renuncia aos cargos de conselheiro e presidente da ex-OGX

Compartilhar

A petroleira Óleo e Gás Participações (Ogpar), a antiga OGX, divulgou a renúncia do empresário Eike Bastista aos cargos de presidente e membro do Conselho de Administração da Companhia, no final desta terça-feira. O empresário enviou uma nota à empresa com o pedido.

Segundo a Ogpar, a renúncia veio após “o cumprimento exitoso das principais etapas do plano de reestruturação da companhia e sua subsidiária OGX Petróleo e gás em recuperação judicial”. Já em outubro do ano passado, Eike deixou de ser o principal acionista da OGX.

Com dificuldades desde o reconhecimento da inviabilidade econômica das reservas de petróleo, em 2013, a OGX entrou com um pedido de recuperação judicial, quando a dívida da empresa chegou a 11,2 bilhões. Os problemas teriam começado em 2012 quando a OGX divulgou que a vazão dos poços perfurados na bacia de Campos chegavam apenas a um terço do que o mercado esperava.

O plano de recuperação da atual Ogpar previa a troca de dívidas por ações com grupos de credores. A operação foi concluída em outubro do ano passado, com os credores assumindo 71,4% da companhia.

Na semana passada a Ogpar anunciou a demissão de 35 pessoas, 25% do quadro de 140 funcionários, numa tentativa de reduzir os custos no cenário de queda de 60% no preço do petróleo nos últimos meses.

Saiba mais:

>> Para juiz, julgamento de Eike é "emblemático" para a história da justiça

>> TRF do Rio nega pedido de Eike Batista para desbloquear R$ 122 milhões

>> Eike Batista: Novas estruturas desabam no Império X

>> Eike Batista: o império em decadência

>> Eike Batista proporá duas décadas para pagar credores da OSX