ASSINE
search button

Uruguai apresenta pavilhão na Expo 2015 e anuncia slogan

Compartilhar

Pela primeira vez na história da Exposição Universal, o Uruguai participará do evento com um pavilhão construído especialmente para a ocasião. A estrutura de três andares será feita inteiramente de materiais recicláveis e terá um formato elíptico. O objetivo é conseguir ilustrar, através do espaço, o slogan escolhido pelo pequeno país sul-americano para a Expo Milão 2015: "A Vida Cresce no Uruguai".    

O pavilhão, já em construção desde o início de dezembro, foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (19) na sede do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai. O chanceler Luis Almagro, que esteve presente no evento, ressaltou como a presença do Uruguai na Exposição Universal em Milão "representa uma ocasião única em um momento de alta visibilidade da nossa nação". 

Assim como o mandatário do país, José Mujica, que ficou conhecido no mundo inteiro como "o presidente mais pobre do mundo", "o modo de vida e de ver a vida" dos uruguaios também é famoso, acrescentou Almagro. Segundo ele, o pavilhão da Expo Milão 2015 espelha "o fato de que o tema escolhido para esta edição 'Alimentando o Planeta: Energia para a Vida' é um conceito já presente" na cultura do Uruguai. 

Já o delegado uruguaio para a feira universal e responsável pela agência interministerial Uruguai XXI, Andrés Pelaez, disse que o pavilhão foi elaborado para articular "o conceito de um desenvolvimento pensado no bem-estar das pessoas, no qual a cura da vida, da energia e das origens dos alimentos são vistos como instrumentos para um fim único, que é a felicidade do povo". 

O pavilhão uruguaio, de 780 metros quadrados, oferecerá aos visitantes informações multimídia do país e um percurso com sons e imagens em 3D para ilustrar a riqueza da sua natureza e da sua cultura. Já no primeiro andar ficará um espaço gastronômico que servirá a tradicional paella no fogo à lenha para a degustação das melhores carnes nacionais. O país é um grande exportador de carnes e seu território, que conta com cerca de 3 milhões habitantes, tem mais de 11 milhões bovinos.