ASSINE
search button

BC aprova convênio de pagamento em moedas locais entre Brasil e Uruguai

Sistema de Pagamentos em Moeda Local começa a funcionar na segunda-feira (1º)

Compartilhar

A diretoria do Banco Central (BC) aprovou nesta quinta-feira (26) o acordo que permitirá ao Brasil e ao Uruguai fazerem trocas comerciais e remessas nas próprias moedas. O Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML) começará a funcionar na segunda-feira (1º). O mecanismo também será usado para o pagamento de aposentados e pensionistas.

No último dia 31, os presidentes dos bancos centrais do Brasil, Alexandre Tombini, e do Uruguai, Alberto Graña, firmaram o acordo durante reunião de presidentes de bancos centrais da América do Sul, em Lima, no Peru. Para passar a valer, no entanto, o convênio precisava da aprovação do corpo técnico das duas instituições.

>> BCs do Brasil e Uruguai assinam convênio para pagamento em moedas locais

Segundo o BC brasileiro, o mecanismo vai aumentar o acesso dos pequenos e médios agentes, aprofundar o mercado do real e do peso uruguaio e reduzir custos de transação. O BC destacou que o convênio apresenta semelhança com sistema em operação com a Argentina.

Em comunicado divulgado no início do mês, o Banco Central do Uruguai informou que o sistema implicará mudança dos padrões de comunicação, motivo pelo qual a entidade trabalha para que entre em funcionamento o software que será utilizado. Segundo a autoridade monetária uruguaia, o convênio vai “minimizar prazos para o processamento de operações, facilitar a inclusão financeira de pessoas físicas, pequenas e médias empresas e melhorar a qualidade para as que já participam dessas operações”.