ASSINE
search button

Marca de R$ 1,5 trilhão do Impostômetro será atingida nesta quarta às 20h45 

Compartilhar

A marca de R$ 1,5 trilhão do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo vai ser alcançada nesta quarta-feira (26/11), às 20h45. No ano passado, o valor foi marcado apenas no dia 9 de dezembro.   

"Os dados do Impostômetro revelam que a arrecadação de tributos vem crescendo mais lentamente neste ano, em função do baixo nível de atividade. O forte desequilíbrio fiscal de 2014, no entanto, decorre muito mais de crescimento acentuado da despesa pública", diz Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

O Impostômetro marca o valor desembolsado pelos brasileiros desde o 1º dia do ano para pagar impostos, taxas e contribuições para a União, os estados e os municípios. Foi implantado em 2005 para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a exigir, dos governos, serviços públicos de qualidade. O painel está localizado na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Seguindo o exemplo de São Paulo, outras cidades brasileiras instalaram o aparelho - como Guarulhos, Florianópolis, Manaus, entre outras. 

Pelo portal www.impostometro.com.br é possível fazer diversas consultas: descobrir o que dá para fazer com o dinheiro, quanto foi arrecadado num período ou num município. O Impostômetro é uma conquista do Movimento das Associações Comerciais, que acompanha a questão tributária por meio de iniciativas e campanhas. Outra vitória é a Lei De Olho no Imposto (Lei 12.741/2012), que exige a discriminação dos impostos nas notas fiscais.