ASSINE
search button

Inadimplência das empresas tem alta de 4,4% em outubro

Compartilhar

As empresas que deixaram de honrar suas dívidas em outubro cresceram 4,4% em comparação com setembro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. Quando comparado com outubro do ano passado o percentual é o mesmo. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, o indicador teve alta de 7,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os principais responsáveis pela alta do indicador em outubro foram os cheques devolvidos, com variação de 22,9%. Os títulos protestados tiveram crescimento de 3,3%, a inadimplência com os bancos também teve alta de 1,4%. Já as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água) caíram 0,1%.

O valor médio dos títulos protestados teve alta de 11,9% no acumulado de janeiro a outubro de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio das dívidas não bancárias também cresceu 6,7%. O valor dos cheques devolvidos e inadimplência com os bancos registrou queda de 5,1% e 5,8%, respectivamente.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência das empresas em outubro, tanto em relação a setembro quanto a outubro do ano passado é resultado dos impactos adversos da estagnação econômica e do custo do crédito em ascensão sobre a saúde financeira das empresas. “Pois, se por um lado, o enfraquecimento da atividade econômica prejudica a geração e caixa das empresas, por outro, o encarecimento do custo do crédito aumenta as suas despesas financeiras”.