ASSINE
search button

Bovespa fecha em alta de 5,02% na expectativa por anúncios

Elevação de juros na China e declarações do presidente do BCE movimentaram bolsas

Compartilhar

O Ibovespa fechou em alta de 5,02% nesta sexta-feira (21), aos 56.084 pontos, depois de um dia de alta em torno de 2%. O mercado estava na expectativa para o anúncio do ministro da Fazenda do segundo mandato de Dilma Rousseff, que seria feito ainda hoje mas foi adiado, mas que agora gira em torno de Joaquim Levy. 

Os papéis ordinários da Petrobras tiveram alta de 11,17% e os preferenciais, 11,89%. Os ordinários da Rossi Residencial tiveram acréscimo de 13,54%, os preferencias da Eletropaulo, 10,75% e Gafisa 10,41%. Na ponta negativa, a Suzano teve queda de 4,26%, a Tim ON 2,70%, e Embraer, 2,37%. 

A bolsa também ficou movimentada com a notícia de que o Banco Central da China cortou juros, decisão que não era esperada pelo mercado. Declarações do presidente do Banco Central Europeu (BCE) também serviram de estímulo. Draghi informou que pretende utilizar todas as ferramentas para atingir a meta de inflação. 

O dólar fechou em baixa em relação ao real nesta sexta, voltando ao patamar de R$ 2,52. O mercado repercutiu o noticiário sobre a próxima equipe econômica, com expectativas de mudanças na política econômica brasileira. A moeda norte-americana recuou 2,05%, a R$ 2,5216.