ASSINE
search button

Itália vai propor mais de mil projetos à União Europeia

Segundo ministro da Economia, investimentos serão bilionários

Compartilhar

A Itália vai apresentar mais de mil projetos à União Europeia no dia 14 de novembro, informou o ministro de Economia, Pier Carlo Padoan nesta quinta-feira (30).

    Segundo Padoan, "os projetos de investimentos têm um valor superior a 10 bilhões de euros" e a força-tarefa italiana já individualizou esses planos para "cinco setores".

    Em entrevista, o ministro destacou que esse é "um esforço importantíssimo que esperamos dê uma virada na economia italiana e europeia". De acordo com o jornal La Repubblica, os projetos serão nos setores estratégicos de "banda ultra larga - em especial no sul do país -, a segurança da malha rodoviária, a implantação da eficiência energética em prédios públicos, o apoio a micros e pequenas empresas e a pista de alta velocidade entre Napoli e Bari".

    Padoan destacou que o dinheiro para esses investimentos podem vir tanto do setor público como do privado e que uma "lista específica" com todos os itens será divulgada "ao final da próxima semana". Além da Itália, todos os países do bloco econômico mostrarão seus projetos e uma síntese deles será apresentada em dezembro. A entrevista do ministro ocorre um dia depois de Roma ter fechado diversos projetos com o Fundo Estrutural Europeu até o final de 2015. Eles preveem investimentos de cerca de 43 bilhões de euros no país e o governo italiano será responsável por gerir 50 projetos da UE no mesmo período. O dinheiro começará a ser investido no início de 2015 em 10 projetos nacionais. (ANSA)