ASSINE
search button

Débito público na Itália é de 133,8% no 2º trimestre

Já a S&P prevê uma "espiral de deflação" no país

Compartilhar

O débito público da administração na Itália chegou a 133,8% no segundo trimestre deste ano, informou nesta quinta-feira (23) o Eurostat, o instituto de estatísticas da Europa. Em relação ao trimestre anterior, houve um aumento de 3,1%. Ele estava em 130,7% do Produto Interno Bruto (PIB).

    Já a Standard & Poor's divulgou um relatório afirmando que a baixa inflação ou a deflação observada na Bélgica, Grécia, Espanha e Itália "pode levar a uma propensão ainda maior por economizar", causando uma forte queda de consumo e investimentos e que "aumentariam o riscos de uma espiral deflacionária".

    Um estímulo do aumento de produção alemã, aumentando a despesa pública, poderia ter "um efeito muito limitado" nas economias italiana, espanhola e francesa, segundo a S&P que estima um aumento de 1% na dívida alemã que faria com que o PIB dos três países aumentasse apenas 0,1% a 0,2%. O relatório ainda afirma que a economia da zona do euro não consegue sair da crise e "pode entrar em uma fase persistentemente fraca por causa da queda alavancagem e da fraca economia global". Segundo a companhia, "a política monetária pode ajudara estabilizar as economias no curto prazo, mas pode ser contraprodutiva em prazos longos se a política abaixar a guarda", finalizou o documento. (ANSA)