ASSINE
search button

Futuros resultados eleitorais derrubam Ibovespa e Petrobras perde mais de 4%

Índice  chegou a perder 3,14%; Ações da Vale, Banco do Brasil e Eletrobras também recuam

Compartilhar

A Bolsa de Valores de São Paulo, que abriu em baixa nesta segunda-feira (22), continuava recuando durante o dia. Às 15:22, o Ibovespa apresentava variação negativa de 2,81% aos 56.165 pontos. As ações da Petrobras já perderam mais de 15% durante o mês de setembro. Essas quedas e avanços nos índices das ações da Bolsa de Valores tem sido constantes, sob influência das várias pesquisas eleitorais relativas à corrida eleitoral de outubro. Nesta segunda-feira, investidores refletiam os possíveis resultados da pesquisa eleitoral Vox Populi antes mesmo da divulgação do resultado – que ocorrerá durante a exibição do Jornal da Record, às 19h30.

>> Pesquisas eleitorais fazem Bovespa oscilar antes da divulgação dos resultados

A forte oscilação, sobretudo das ações da Vale e da Petrobras, na iminência da divulgação de mais uma pesquisa eleitoral para a Presidência, comprova o que o JB já havia evidenciado: há vazamento de informações privilegiadas fazendo com que certos investidores  obtenham lucro. As ações preferenciais das Petrobras sofriam forte queda: as ações Petrobras ON recuavam 4,69% e as ações Petrobras PN seguiam em baixa de 4,88%. A Vale, por sua vez, atingiu sua mínima durante todo o ano.

A própria presidente Dilma Rousseff destacou, neste fim de semana, que as fortes subidas e descidas da bolsa, aliadas às pesquisas eleitorais, chegaram ao "ridículo". A constatação deste fato é um escândalo de proporções do tamanho da Petrobras, mas pode estar sendo feito pelos mesmos, aqueles que não aparecem: os lavadores do dinheiro dos doleiros. Com a palavra, a Comissão de Valores Mobiliários.

O quadro das principais quedas era liderado pelas ações do Banco do Brasil às 13h36, com forte perda de 6,74%. Em seguida, estavam as ações da estatal Eletrobras, com recuo de 6,47%. As ações preferenciais da Vale também figuravam entre as principais quedas do dia, com perdas de 5,10% às 13h36, atingindo a cotação mínima do ano.