ASSINE
search button

Expectativa de nova pesquisa derruba Bovespa pela quarta sessão

Compartilhar

A expectativa sobre a divulgação de nova pesquisa eleitoral derrubou a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) pelo quarto pregão consecutivo. O principal índice, o Ibovespa, fechou em queda de 1,68% nesta segunda-feira, aos 56.818 pontos. No meio da tarde o Ibovespa chegou a cair 2,81%, aos 56.165 pontos. 

As ações do Banco do Brasil recuaram cerca de 5% no final da sessão. Eletrobras e Petrobras também tiveram perdas. A Vale também recuou mais de 4% no fim da tarde, após o minério de ferro com entrega imediata na China cair abaixo de US$ 80 por tonelada pela primeira vez em cinco anos.

Este mês, os papéis da Petrobras já perderam mais de 15%. Essas quedas e avanços nos índices das ações da Bolsa de Valores têm sido constantes, sob influência das várias pesquisas eleitorais relativas à corrida eleitoral de outubro. 

>> Pesquisas eleitorais fazem Bovespa oscilar antes da divulgação dos resultados

A forte oscilação, sobretudo das ações da Vale e da Petrobras, na iminência da divulgação de mais uma pesquisa eleitoral para a Presidência, comprova o que o JB já havia evidenciado: há vazamento de informações privilegiadas fazendo com que certos investidores  obtenham lucro. 

A própria presidente Dilma Rousseff destacou, neste fim de semana, que as fortes subidas e descidas da bolsa, aliadas às pesquisas eleitorais, chegaram ao "ridículo". A constatação deste fato é um escândalo de proporções do tamanho da Petrobras, mas pode estar sendo feito pelos mesmos, aqueles que não aparecem: os lavadores do dinheiro dos doleiros. Com a palavra, a Comissão de Valores Mobiliários.