Jornal do Brasil

Domingo, 26 de Outubro de 2014

Economia

Aneel autoriza reajuste conta de luz cobrada pela Energisa na Paraíba

Agência Brasil

A conta de luz de cerca de 1,3 milhão de consumidores atendidos pela Energisa Paraíba Distribuidora de Energia em 216 municípios paraibanos será reajustada. Para os consumidores residenciais, o aumento será 20,83%. Na média, os consumidores de baixa tensão – grupo que inclui também unidades rurais, serviço públicos, inclusive de iluminação, além de consumidores residenciais e de baixa renda – terão suas contas de energia reajustadas em 21,43%.

O aumento, aprovado hoje (26) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), começa a ser cobrado no dia 28 de agosto. Para os consumidores de alta tensão, o aumento será 22,75%, o que faz com que o efeito médio do reajuste fique em 21,18%. De acordo com a agência, entre os fatores que contribuíram para o reajuste da tarifa estão os gastos que a Energisa teve com compra de energia, transmissão e pagamento de encargos setoriais.

Além desses, é considerada também justificativa para o aumento a variação de gastos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços no Mercado.

Tags: consumidores, elétrica, energia, Iluminação, reajustada

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.