ASSINE
search button

Aneel aprova aumento da conta de luz em Alagoas

Compartilhar

A Eletrobras Distribuição Alagoas (Ceal) obteve hoje (26), da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autorização para reajustar a conta de luz de seus consumidores residenciais de baixa tensão em 29,75%. O efeito médio para consumidores de baixa tensão – o que inclui, além dos residenciais e de baixa renda, unidades rurais, do serviço e do Poder públicos, inclusive de iluminação – será 30,02%. O aumento entra em vigor no próximo dia 28.

Para consumidores de alta tensão, o reajuste será 37,08%. Com isso, o efeito médio de aumento a ser percebido pelos consumidores será 32,36%. O reajuste abrange cerca de 1 milhão de unidades localizadas nos 102 municípios do estado.

Colaboraram para o reajuste da Ceal fatores como custos que a distribuidora teve com compra e transmissão de energia e pagamento de encargos setoriais – custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário.

Além desses, são considerados como justificativa para o aumento a variação de custos que a empresa teve durante o ano - cálculo que inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços - Mercado e outros gastos.