Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

Economia

Bovespa fecha em alta de 2,27% impulsionada por Petrobras

Jornal do Brasil

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta de 2,27% nesta segunda-feira, aos 59.735 pontos, dando sinais de que a candidatura de Marina Silva, pelo PSB, já causa impacto no mercado, principalmente após a entrevista de Maria Alice Setúbal, coordenadora do programa de governo de Marina, à Folha de S. Paulo

Conhecida como Neca, Maria Alice Setúbal é uma grande apoiadora de Marina e uma das principais acionistas do Itaú. Filha do fundador do Itaú, Olavo Setúbal, ela entrou na política quando Marina tentou se eleger pela primeira vez, em 2009, pelo PV. A declaração que Marina pretende manter o compromisso de Eduardo Campos, de dar autonomia ao Banco Central, foi um dos pontos mais importantes que Maria Alice disse em sua entrevista e parece ter agradado aos investidores. Segundo ela, não houve uma discussão específica sobre isso, mas Marina vai honrar os compromissos assumidos na parceria, inclusive esse, "sem dúvida".

A economia e as eleições, no Brasil, são uma via de mão dupla, conforme explicou Rafael Cortez, cientista político da Tendências Consultoria, ao JB. As expectativas em relação ao desempenho dos candidatos à presidência afetam o humor dos agentes econômicos, um fenômeno típico de países em desenvolvimento. "Nos países avançados, esses são dilemas resolvidos. Já que têm instituições econômicas sólidas, ficam relativamente protegidos da alternância de governos", salienta Cortez.

A alta desta segunda também foi impulsionada pelas ações da Petrobras, que subiram mais de 5%. A bolsa brasileira seguiu ainda o movimento de pregões no exterior e foi influenciada por expectativas de mais estímulos na Europa e notícias de fusões e aquisições nos Estados Unidos.

A JBS teve perdas depois que reportagem da revista Carta Capital no fim de semana afirmou que a empresa assinou acordo para reduzir a fatia da Bertin no grupo de 22% para 10%. De acordo com a revista, o negócio é suspeito e prejudica minoritários.

As ações da Vale também tiveram queda, em mais um dia de redução nos preços do minério da China.

Bolsas da Europa também fecham em alta 

As ações europeias também fecharam em alta nesta segunda-feira (26), com as perspectivas de novas medidas de estímulo do Banco Central Europeu. O índice FTSEurofirst 300 das principais ações europeias fechou com elevação de 1,13%, aos 1.366 pontos.

Em Londres, o mercado ficou fechado por feriado público. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,83%, a 9.510 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 2,1%, a 4.342 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 2,3%, a 20.375 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,81%, a 10.690 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 1,08%, a 5.755 pontos.

EUA

Nos EUA, o Dow Jones também fechou em alta de 0,44%, para 17.076,87 pontos, e a Nasdaq, em campo positivo de 0,41%, para 4.557,35 pontos. O S&P 500 subiu 0,48%, para 1.997,92 pontos. O anúncio de aquisições também movimentou o mercado americano. Os papeis da Burger King foram valorizadas em 19,51%, após a empresa informar que estaria se preparando para comprar a canadense Tim Horton.

Ásia

O Nikkei, no Japão, teve alta de 0,48%, para 15.613 pontos. No movimento contrário, no entanto, a Shanghai Comp, na China, teve queda de 0,52%, para 2.229 pontos.

Tags: alta, Bolsa, economia, mercado, SP

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.