Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Economia

Tarifa de energia terá aumento de 18,3% no Distrito Federal

Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (19) reajuste de 18,38% para as tarifas de energia dos consumidores de baixa tensão (residências e comércio) e de 19,9% para as indústrias atendidas pela CEB Distribuição. As novas tarifas valem a partir da próxima terça-feira (26).

A CEB Distribuição tinha pedido à agência reguladora um aumento de 45%, mas a Aneel não aprovou o percentual. No ano passado, o reajuste aprovado pela Aneel para a CEB foi 5,75% para os consumidores residenciais e 6,43% para as indústrias. A CEB atende a 960 mil unidades consumidoras no Distrito Federal.

Ao calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição e outras despesas que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais. Segundo o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, no caso da CEB, o grande impacto no reajuste foi relativo ao custo de compra da energia.

Tags: agência, elétrica, energia, nacional, reajuste, tarifas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.