Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

Economia

Três distribuidoras catarinenses terão reajustes nas tarifas de energia

Agência Brasil

A partir desta quinta-feira (14), consumidores de alguns municípios do interior de Santa Catarina pagarão mais caro pela energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje os reajustes tarifários para três distribuidoras do estado.

Para a Empresa Força e Luz João Cesa, o aumento será de 28,38% para os consumidores residenciais e de 30,04 para as indústrias. A distribuidora atende 2.806 unidades consumidoras localizadas no município de Siderópolis.

Os consumidores residenciais atendidos pela Empresa Força e Luz Urussanga terão as tarifas de energia reajustadas em 24,75% e as indústrias terão aumento de 31,72%.  A empresa atende 6.278 unidades consumidoras no município de Urussanga.

A Cooperativa Aliança teve aprovado reajuste de 28% para os consumidores residenciais e de 33,19% para as indústrias. A cooperativa fornece energia para 34.798 unidades consumidoras localizadas nos municípios de Içara, Jaguaruna, Araranguá e Sangão.

Ao calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição e outras despesas que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Tags: agência, aumento, elétrica, energia, nacional

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.