Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

Economia

Juiz anuncia nova audiência sobre 'fundos abutres'

Agência ANSA

O juiz norte-americano Thomas Griesa, encarregado do caso "Fundos Abutres", anunciou uma nova audiência nesta sexta-feira, dia 8 de agosto. A Argentina está há mais de uma semana em default técnico após o fracasso nas tentativas de acordo com os credores dos títulos da dívida não renegociados.     

O governo de Buenos Aires formalizou nesta quinta-feira, dia 7, uma queixa contra os Estados Unidos na Corte Internacional de Justiça sobre o caso dos "Fundos Abutres".    

A Argentina denunciou a "violação da soberania argentina" como resultado das "decisões judiciais adotadas pelos tribunais dos Estados Unidos em relação à reestruturação da dívida pública" do país latino-americano.    

A iniciativa de Buenos Aires, que foi anunciada há poucos dias pelo governo de Cristina Kirchner, tem como objetivo neutralizar os efeitos da sentença do juiz Thomas Griesa, de Nova York, que ordenou o pagamento dos fundos abutres -- títulos da dívida não renegociados --, fazendo o país entrar em moratória técnica.    

O governo de Buenos Aires considera injusto pagar o valor total a essa parcela dos acionistas, sendo que as demais pessoas vêm recebendo valores renegociados em 2005 e 2010 -- cuja aceitação ultrapassou 93% -- até 70 % menor que o original.

Tags: Argentina, calote, crise, economia, EUA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.