Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Economia

Embargo da Rússia abre grande oportunidade para Brasil exportar carnes

Agência Brasil

O anúncio de embargo da Rússia à importação de produtos agropecuários dos Estados Unidos e de países da Europa abre “uma grande janela para o Brasil” entrar no mercado russo, na avaliação do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Seneri Paludo.

Hoje (7), a Rússia proibiu a importação de produtos alimentares de países europeus e dos Estados Unidos, em resposta às sanções ocidentais contra Moscou. Essa proibição inclui carne de vaca, porco, aves, peixe, queijo, leite, legumes e frutos provenientes dos Estados Unidos, da União Europeia e também da Austrália, Canadá e Noruega. Estados Unidos e Europa decretaram sanções econômicas à Rússia pelo envolvimento na guerra da Ucrânia e apoio aos rebeldes pró-russos no Leste do país.

“Do ponto de vista da política agrícola, é positivo”, disse o secretário. Paludo acrescentou que a Rússia é um grande consumidor não somente de grãos, mas também de carnes.

Para Paludo, a medida do governo russo pode levar a uma “revolução” nas exportações brasileiras de carne, milho e soja. O secretário também avaliou que essa decisão pode ter efeito parecido com a entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2001, quando houve um “abalo sísmico” no mercado de commodities (produtos primários com cotação internacional).

Tags: agropecuário, brasil, carne, economia, exportação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.