ASSINE
search button

Expectativa do consumidor subiu 3% em julho, diz pesquisa da CNI

Compartilhar

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) aumentou 3% em julho na comparação com junho. O Inec alcançou 109,5 pontos nesse mês, informa a pesquisa divulgada hoje (31), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar disso, a CNI considera que a confiança dos brasileiros ainda é baixa. O Inec deste mês é 0,5% inferior ao de julho do ano passado.

Para a CNI, a maior confiança é resultado, sobretudo, da melhora das expectativas dos brasileiros em relação à inflação, ao desemprego e à renda pessoal. “Parte dos consumidores que, nos meses passados, esperavam queda na renda e aumento da inflação e do desemprego, passou a acreditar na estabilidade desses indicadores”, diz a CNI.

O índice de expectativa de evolução da renda pessoal para os próximos seis meses aumentou 7,7% em julho em comparação ao mês anterior. Os índices de expectativa sobre a inflação e o desemprego aumentaram 7,1%. Quanto maior é o aumento dos índices, mais otimistas são as perspectivas.

A melhor avaliação da situação financeira também contribuiu para o aumento da confiança do consumidor em julho. "O indicador aumentou 5,3%, refletindo um menor número de consumidores que perceberam piora na sua situação financeira nos últimos três meses", diz a CNI.  "O índice de compras de maior valor recuou 3,3%, o que aponta redução na expectativa de consumo desses bens", destaca a pesquisa.

A pesquisa da CNI foi feita em parceira com o Ibope Inteligência e ouviu 2.002 pessoas em todo o país, entre 18 e 21 de julho.