Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Economia

Banco Central anuncia hoje taxa básica de juros

Agência Brasil

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anuncia hoje (16), após o fechamento do mercado financeiro, a decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic. Essa é a quinta reunião do ano do Copom.

A expectativa do mercado financeiro é de manutenção da Selic em 11% ao ano. A taxa básica passou por um ciclo de nove altas seguidas, até abril, quando foi ajustada para o atual patamar. Em maio, o Copom decidiu interromper o aperto monetário.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, que causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo. Ao manter a Selic no mesmo patamar, a sinalização é que as elevações anteriores foram suficientes para provocar os efeitos esperados na economia. O BC tem reiterado que os efeitos de alta da taxa básica se acumulam e levam tempo para aparecer.

O BC tem que perseguir a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional. Essa meta é 4,5%, com limite superior em 6,5%. A projeção do mercado financeiro aponta a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), bem próxima desse teto (6,48%).

Tags: banco, brasil, central, copom, economia, Juros

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.