Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

Economia

Países do Brics vão investir em inovação tecnológica

Agência Brasil

Os presidentes dos bancos de desenvolvimento dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se comprometeram a trabalhar no desenvolvimento de projetos voltados para a inovação tecnológica (Brics Multilateral Cooperation Agreement on Innovation). O acordo foi selado durante o VI Encontro de Cúpula do Brics, em Fortaleza.

Segundo o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, o foco dos projetos é a infraestrutura e energia sustentável; inovação de processos e produtos em diversas áreas da indústria, de serviços e do agronegócio. Visa a ampliar também a cooperação entre os bancos de desenvolvimento dos países do Brics, além de procurar aumentar o comércio e os investimentos entre os cinco países.

No encontro, os presidentes de bancos de desenvolvimento destacaram a importância de trocar experiências bem-sucedidas na área de inovação, investimentos prioritários em economia emergentes.

O acordo tem validade de cinco anos e inclui inciativas como o financiamento a projetos de inovação e de tecnologias emergentes, intercâmbio e expertise de financiamento à inovação e a possibilidade de co-financiamento para o desenvolvimento nas áreas de interesse mútuo.

Luciano Coutinho negou a existência de estudos para uma linha especial de financiamento do BNDES para o leilão de 4G previsto para setembro.

Tags: bloco, brasil, cHINA, índia, russia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.