Jornal do Brasil

Sábado, 24 de Fevereiro de 2018 Fundado em 1891

Economia

Países do Brics vão investir em inovação tecnológica

Agência Brasil

Os presidentes dos bancos de desenvolvimento dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se comprometeram a trabalhar no desenvolvimento de projetos voltados para a inovação tecnológica (Brics Multilateral Cooperation Agreement on Innovation). O acordo foi selado durante o VI Encontro de Cúpula do Brics, em Fortaleza.

Segundo o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, o foco dos projetos é a infraestrutura e energia sustentável; inovação de processos e produtos em diversas áreas da indústria, de serviços e do agronegócio. Visa a ampliar também a cooperação entre os bancos de desenvolvimento dos países do Brics, além de procurar aumentar o comércio e os investimentos entre os cinco países.

No encontro, os presidentes de bancos de desenvolvimento destacaram a importância de trocar experiências bem-sucedidas na área de inovação, investimentos prioritários em economia emergentes.

O acordo tem validade de cinco anos e inclui inciativas como o financiamento a projetos de inovação e de tecnologias emergentes, intercâmbio e expertise de financiamento à inovação e a possibilidade de co-financiamento para o desenvolvimento nas áreas de interesse mútuo.

Luciano Coutinho negou a existência de estudos para uma linha especial de financiamento do BNDES para o leilão de 4G previsto para setembro.

Tags: bloco, brasil, cHINA, russia, índia

Compartilhe: