ASSINE
search button

El País: A América Latina na encruzilhada

Jornal aponta que continente precisa aumentar a produtividade e reduzir a desigualdade

Compartilhar

O jornal espanhol El País publicou uma matéria nesta quarta-feira (2) afirmando que a América Latina está em uma encruzilhada, já que precisa aumentar a produtividade e reduzir a desigualdade mesmo após o fim do "boom" das matérias-primas.

reportagem informou sobre o VI Fórum Econômico Internacional sobre América Latina e Caribe, realizado na última segunda-feira em Paris. O encontro teve como objetivo debater o que foi conquistado nos últimos anos e a urgência de tomar decisões corretas em um momento em que o crescimento médio dos países vêm diminuindo.

O autor aponta que cinco males foram identificados na reunião: a baixa produtividade, a desigualdade, a informalidade no emprego, a escassa capacidade de arrecadação fiscal e a falta de investimentos em infra-estruturas. Segundo ele, houve consenso na necessidade de uma revolução educativa e de fomentar uma maior cooperação internacional e integração regional para abordar os grandes projetos de infraestrutura, assim como a defesa das pequenas e médias empresas frente aos monopólios.

O texto infere que, em resumo, a conclusão do fórum foi que os países precisam buscar reformas e livre comércio, seguindo a Aliança do Pacífico (México, Colômbia, Peru e Chile) frente ao estancamento do Mercosul ou a via do subdesenvolvimento de Cuba e Venezuela. O jornalista lamenta que não foram discutidas as dificuldades para aplicar e desenvolver essas reformas, o problema da debilidade institucional da maioria dos países, e se as conquistas de hoje serão reversíveis amanhã.