Jornal do Brasil

Quinta-feira, 31 de Julho de 2014

Economia

Fiat convoca assembleia para aprovar criação da FCA

Agência ANSA

A Fiat convocou para o dia 1º de agosto uma assembleia de acionistas para aprovar o projeto de fusão da montadora italiana com a Chrysler, acordo que foi fechado em janeiro deste ano pelas duas empresas. A data marcará o nascimento oficial da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), nome que o grupo terá com a união das companhias.    

As ações ordinárias dos sócios da Fiat serão convertidas em títulos equivalentes da FCA, que será cotada na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse). A sede legal da nova holding ficará na Holanda, enquanto a base fiscal será estabelecida no Reino Unido. Com a operação, a empresa italiana vai assumir 100% do capital da norte-americana.    

O acordo foi concluído no início de 2014 após o Veba, fundo do United Automobile Workers (UAW), sindicato dos trabalhadores do setor automobilístico dos Estados Unidos, aceitar passar para a Fiat os 41,46% de participação que detêm na Chrysler. A negociação era um desejo antigo dos italianos, que em 2009 ajudaram a salvar a companhia de Detroit da falência. 

Tags: carros, economia, empresas, EUA, fusão

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.