Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Economia

NYT: Inflação e empréstimo fracos persistem na Zona do Euro

Jornal do Brasil

O jornal norte-americano New York Times publicou uma matéria nesta segunda-feira (30) chamando a atenção para a perigosa inflação baixa na Zona do Euro, enquanto os empréstimos para o setor privado continuam a encolher. 

O texto lembra que diante de preocupações em relação à lentidão do crescimento econômico e aos preços próximos da deflação, o Banco Central Europeu colocou sua taxa de depósito a menos 0,1%, o que supostamente cobra dos credores que seguram dinheiro no banco em vez de emprestá-lo.

O Banco Central também cortou as taxas de juros próximo a zero e anunciou mais empréstimos de baixo custo para encorajar os bancos a emprestar para a real economia. O autor aponta que a tendência descendente nos preços e nos empréstimos é sintoma de uma "desalavancagem" do endividamento de negócios e das famílias, assim como de uma fraqueza na demanda. 

Os gastos do governo foram reduzidos por políticas de austeridade, e um mercado de trabalho fraco deixou os consumidores no limbo. A taxa de desemprego na Zona do Euro ficou em 11,7% por meses. O jornal informa que a deflação é ruim para os mutuários, porque o custo da amortização da dívida aumenta em termos reais. 

Tags: crescimento, economia, empréstimo, euro, Europa, inflação, MOEDA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.