Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

Economia

FT: Reserva Federal é complacente em relação ao risco do mercado do crédito

Jornal afirma que erro dos bancos centrais dos EUA ameaça estabilidade financeira

Jornal do Brasil

O jornal econômico Financial Times publicou um artigo de opinião nesta segunda-feira (30) criticando o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos, que estaria subestimando um crescimento de risco nos mercados de crédito, o que estaria ameaçando a estabilidade financeira. O autor do texto é Alberto Gallo, chefe de pesquisa em crédito macro na RBS.

Gallo destaca que o FMI já avisou que o mercado de obrigações dos EUA está se tornando vulnerável a uma liquidação. A preocupação seria que uma combinação de complacência e iliquidez poderia transformar uma bola de neve em uma avalanche quando as taxas de juros baixas por muito tempo chegarem ao fim. Segundo o autor, este momento está se aproximando e o mercado não está preparado.

Ele aponta que as taxas baixas ajudaram a superar a crise nos bancos, mas estimulou os investidores a tomar riscos maiores. O risco sistêmico teria saídos dos bancos para o mercado financeiro. Para se prevenir do excesso de risco e preparar os investidores para uma saída estratégica, os bancos centrais teriam adotado duas políticas: comunicação clara e regulação macroprudencial. Entretanto, Gallo diz que ambas as estratégias são ineficazes. 

Tags: bancos, crédito, Estados Unidos, Risco, taxas de juros

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.