Jornal do Brasil

Sábado, 26 de Julho de 2014

Economia

Governo mantém IPI reduzido para carros

Jornal do Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira, em São Paulo, que o governo vai manter até o fim deste ano as atuais alíquotas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes sobre veículos novos.

O IPI sobre veículos de até mil cilindradas, por exemplo, continua em 3% até o fim de dezembro e não retornará à alíquota normal de 7%, como estava previsto para ocorrer a partir de 1º de julho.

Para carros com motor entre 1.0 e 2.0 flex, a alíquota do IPI será mantida em 9%, a mesma desde janeiro passado. Até o fim de 2013 ela estava em 7%. Se fosse retomada de forma integral, chegaria a 11%.

Para os veículos com a mesma faixa de motorização, mas movidos apenas a gasolina, a alíquota é mantida em 10%. Caso retornasse ao patamar normal, seria de 13%.

Para carros com motor maior do que 2.0 litros, já era válida a alíquota normal (não houve desconto), de 18% para os flex e 25% para os movidos a gasolina. O IPI para os utilitários é mantido em 3%, quando a alíquota normal seria de 4% a 8%.

O anúncio foi feito pelo ministro após reunião com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Tags: economia, imposto, Novos, produtos, veículos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.