Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2014

Economia

WSJ: Brasil dá a Petrobras direitos adicionais em troca de bilhões para governo

País está procurando maneiras de alcançar seus objetivos no orçamento este ano

Jornal do Brasil

O jornal norte-americano Wall Street Journal publicou uma matéria nesta terça-feira (24)informando que o Brasil assinou direitos adicionais de produção à Petrobras, em troca de bilhões de dólares em pagamentos adiantados. A empresa receberá direitos de produção expandidos para quatro campos petrolíferos ao largo da costa do Brasil, mas terá que pagar 2 bilhões de reais ao governo em 2014, mais 13 bilhões em petróleo durante os quatro anos seguintes.

O texto destaca que o acordo inesperado foi feito porque o governo federal está procurando formas de alcançar seus objetivos de orçamento neste ano. Economistas estariam dizendo que o crescimento lento, a alta inflação e os gastos em ano eleitoral devem levar as autoridades a procurar rendimento de fontes não-recorrentes para chegar à meta de 1.9% no superávit primário em 2014.  

O autor diz que a Petrobras tentou "pintar" o negócio de forma positiva, afirmando que irá reduzir o risco de exploração do combustível. "A Petrobras não tem nenhuma dúvida de que essa é uma oportunidade excepcional", defendeu a chefe-executiva Maria das Graças Foster. A companhia terá o direito de produzir 9.8 e 15.2 bilhões de barris de petróleo nos campos até 2051, além do contrato inicial de 5 bilhões. O combustível está localizado milhares de pés abaixo do fundo do mar, na camada do pré-sal, difícil de atingir. 

Tags: exploração, Governo, Petrobras, Petróleo, pré-sal

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.