Jornal do Brasil

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014

Economia

PIB dos EUA contrai 2,9% no 1º trimestre, pior resultado desde 2009

Jornal do Brasil

A economia dos Estados Unidos encolheu 2,9% no primeiro trimestre de 2014, marcando a maior queda no PIB desde o início de 2009, de acordo com a estimativa revisada do Departamento de Comércio divulgada nesta quarta-feira (25). A diferença resultante da revisão é a maior desde 1976. Depois de um aumento de 2,6% no último trimestre de 2013, o PIB caiu mais que o 1,8% esperado pelos analistas e a queda de 1% indicada anteriormente pelo governo.

O inverno rigoroso tem afetado o desempenho da economia norte-americana, mas analistas acreditam que não só o clima é responsável pela queda, o cenário também indica que a recuperação do país será mais lenta do que o esperado.

A contração da maior economia do mundo é a mais intensa desde os primeiros três meses de 2009, quando os Estados Unidos lidavam com a recessão pós-crise financeira. Os dados, no entanto, não se traduzem em um retorno à recessão, que é tecnicamente definida como dois trimestres consecutivos de queda do PIB. O Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) prevê um aumento significativo na atividade no segundo trimestre.

* Com informações da agência Investimentos e Notícias

Tags: crescimento, desempenho, economia, Estados Unidos, norte-americano

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.