Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Economia

Ministro da Economia da Argentina diz que país quer pagar dívida

Agência ANSA

O ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof, disse hoje, dia 25, que o país quer continuar pagando os títulos da dívida externa renegociados, mas que não consegue. "Estão empurrando o país a uma nova moratória", disse.    

A Suprema Corte dos Estados Unidos recusou na segunda-feira da semana passada, dia 16, o recurso apresentado por Buenos Aires para revisar a ordem de pagamento dos títulos, também conhecidos como holdouts, e ordenou o pagamento de US$ 1,33 bilhão a seus credores.    

O governo da Argentina pediu ao juiz norte-americano Thomas Griesa que gere "condições de negociações justas e igualitárias" e que suspenda a sentença que prevê o pagamento total dos credores de "fundos abutres" -- títulos da dívida pública argentina comprados quando o país declarou moratória, em 2001, não renegociados.    

Na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Kicillof disse que a decisão "coloca em risco não somente a exitosa reestruturação da dívida feita pelo país, como coloca em risco o próprio país e todos os argentinos". 

Tags: argentinos, calote, economia, negociação, Títulos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.