Jornal do Brasil

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014

Economia

Índice de Confiança da Indústria cai para menor nível desde maio de 2009

Agência Brasil

A prévia de junho da Sondagem da Indústria de Transformação registra queda de 3,4% do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação ao resultado final de maio, considerando-se dados livres de influência sazonal. Com o resultado, o índice atingiu 87,6 pontos – o menor desde os 86,4 pontos de maio de 2009 (86,4).

Os dados referentes ao ICI foram divulgados hoje (25), pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador mantém trajetória de queda iniciada em janeiro passado.

Como já ocorreu em maio, o resultado de junho reflete a piora tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes. Segundo o Ibre, o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 2,1%, para 90,4 pontos; enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu 4,9%, para 84,8 pontos.

Os dados preliminares de junho indicam, ainda, redução de 0,8 ponto percentual no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), para 83,5% – menor nível desde novembro de 2011, quando a indicador acusou 83,3%.

Para a prévia de junho da Sondagem da Indústria, foram consultadas 806 empresas entre os dias 2 e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima segunda-feira, dia 30 de junho.

Tags: FGV, ibre, ici, ie, industria, pesquisa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.