Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Economia

Executivos acreditam que Copa pode trazer danos à imagem do país

Jornal do Brasil

Pesquisa sobre os impactos da Copa do Mundo para os negócios e imagem do país no exterior indica que 49% dos executivos brasileiros acreditam num retorno negativo. “Ainda que esta Copa já seja avaliada pela imprensa internacional como a melhor já realizada, para os executivos brasileiros os impactos dos jogos na produtividade das empresas no País deve trazer danos à imagem internacional do Brasil no contexto econômico”, diz Luiz Valente, diretor geral da consultoria Talenses, que realizou a pesquisa.

Entre os 197 executivos de empresas multinacionais e nacionais consultados, 58% acreditam que haverá mudanças internas na rotina de suas empresas e 67% que o impacto trará consequências à produtividade por conta da redução do expediente e do baixo foco das equipes nas atividades. Para 63%, encerrar o expediente ao meio dia, em dias de jogos da Seleção Brasileira, é a mudança que deve gerar o maior dano.

Sobre as oportunidades em função do Mundial, 43% dos executivos indicaram que o campeonato não trará bons negócios para as empresas e 33% afirmam o contrário. Já sobre os impactos gerados pela preparação pré-Copa na produtividade das equipes em seus respectivos mercados de atuação, 42,62% dos executivos consideram que houve impacto negativo e 34,97% afirmam que as empresas onde trabalham não foram afetadas.

Também foram abordados na pesquisa os efeitos da Copa na economia brasileira. Para 41% dos entrevistados os efeitos devem ser positivos e para 43%, negativos. A minoria, 16%, acredita que a Copa não vai trazer nenhuma mudança à economia do País.

Tags: copa do mundo, economia, empresas, impactos, produtividade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.