ASSINE
search button

El País: Brasil não para de seduzir os chineses

Jornal destaca sete grandes investimentos chineses entre julho e dezembro de 2013

Compartilhar

O jornal El País publicou uma matéria neste sábado (21) destacando o interesse chinês no Brasil. De acordo com o autor, sete grandes investimentos chineses foram anunciados entre julho e dezembro de 2013 no Brasil. A razão para isto seria uma "natureza que favorece a produção de toda sorte de grãos e minérios". Os chineses estariam querendo fechar negócios em todas as áreas: indústria, comércio, bancos e agronegócio.

A publicação lembra que o gigante asiático "tem fome de matérias-primas", algo que não somente o Brasil, mas também a América Latina tem de sobra. As mais interessantes para a China são o petróleo, o minério de ferro, a soja e alimentos. O país chegou a ser o maior importador de petróleo do mundo no ano passado.

O jornal aponta que no ano passado a China entrou de vez no Brasil por meio do leilão do Campo de Libra, no Rio de Janeiro, que tem reservas de 12 bilhões de barris de petróleo na camada do pré-sal. A estatal CNOOC e a Petrochina somam 20% de um consórcio que planeja investir 500 milhões de dólares em exploração em 2014. 

O quadro preocupa alguns observadores, pois nos últimos cinco anos mais de 70% das exportações da América Latina e Central para os chineses se concentrou em seis commodities e o minério de ferro. Para o diplomata Sérgio Amaral, "o problema não está na concentração em produtos primários, mas na falta de uma política para agregar valor à cadeia de produção brasileira".