Jornal do Brasil

Domingo, 26 de Outubro de 2014

Economia

Ministros das finanças da União Europeia apoiam entrada da Lituânia no bloco

Agência Brasil

Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) apoiaram hoje (20) a entrada da Lituânia na zona do euro a partir de  janeiro de 2015. A decisão, tomada durante a reunião do conselho de titulares das pastas de finanças que ocorre em Luxemburgo, segue a recomendação da Comissão Europeia.

Os ministros analisaram os relatórios de convergência elaborados pela comissão e pelo Banco Central Europeu que recomendam aos chefes de Estado e de Governo da UE a entrada do país báltico. Pelos documentos, a Lituânia cumpre os requisitos para aderir à moeda única.

Com a decisão dos ministros, falta, agora, o aval formal dos líderes europeus. A expectativa é que a autorização seja oficializada na próxima semana, durante a reunião do Conselho Europeu marcada para os dias 26 e 27 de junho. A partir desse aval, a Lituânia poderá participar, a partir de setembro, como observadora nas reuniões do Eurogrupo e se tornará o 19° país da zona do euro no dia 1° de janeiro do próximo ano.

Atualmente, o grupo de países da moeda única é formado por Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Letônia, Luxemburgo, Malta e Portugal.

Tags: banco central, bce, economia, euro, Europa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.