Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Economia

ANP comercializa 540 milhões de litros de biodiesel

Agência Brasil

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está transferindo para as distribuidoras de combustíveis 540,2 milhões de litros de biodiesel, no primeiro dia do 37º Leilão de Biodiesel, realizado na  terça-feira (10), no Rio de Janeiro.

A  ANP estará disponibilizando nos dois dias de leilão 814,9 milhões de litros e o volume arrematado pelas distribuidoras será fornecido exclusivamente pelos produtores detentores do Selo Combustível Social, e servirá para ser adicionado ao diesel convencional (de origem mineral) como estabelece a Resolução 6, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que fixa em 5% o percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final (B5), em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2010.

Do total de biodiesel comercializado ontem, 45,8% foi disponibilizado pelos produtores do Centro-Oeste; 37,7%, do Sul; 8,4% do Nordeste; 6,3%, do Sudeste e 1,4% do Norte. Na sexta-feira (6), os produtores de biodiesel cadastraram suas ofertas para o leilão pelo Portal Petronect.

No primeiro dia, finalizados os lances, os produtores de biodiesel puderam revisar suas ofertas, visando manter ou reduzir seus preços para a concorrência do segundo dia de lances, que será hoje (11). Essas novas ofertas refletiram um deságio de 1,36% quando comparado com os preços apresentados inicialmente.

No segundo dia, haverá participação de produtores de biodiesel detentores ou não de Selo Combustível Social e o volume máximo a ser arrematado pelas distribuidoras não poderá ultrapassar 135 milhões de litros, garantido que 80% do volume total sejam provenientes de produtores com Selo Combustível Social.

Tags: agência, diesel, nacional, Petróleo, venda

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.