Jornal do Brasil

Domingo, 26 de Outubro de 2014

Economia

PIB na zona do euro é positivo no 1º trimestre

Agência ANSA

O Instituto de Pesquisa Europeu (Eurostat) divulgou hoje (04) que o Produto Interno Bruto (PIB) dos países que compõem a zona do euro aumentou 0,2% no primeiro trimestre de 2014, um salto de 0,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Ao analisar os dados de toda a União Europeia, o crescimento foi de 0,3% no primeiro trimestre, alta de 1,4% na comparação com o ano passado. 

O Eurostat também divulgou dados do PIB de alguns países europeus. A Alemanha teve o maior crescimento entre as nações, com aumento de 0,8%. A Espanha também teve um valor positivo, aumento de 0,4%. A França ficou estável. Já o PIB italiano ficou novamente negativo, com -0,1% e o da Holanda com -1,4%.    

Itália 

Apesar dos dados negativos, o ministro da Economia italiano, Pier Carlo Padoan, defendeu que o país "fez e continua a fazer seu dever de casa". Ele destacou que o governo italiano investiu "entre 2011 e 2013, 67 bilhões de euros, o que equivale a 4,3% do PIB italiano". 

A Itália luta para reequilibrar sua economia e gerar mais empregos para a população. Ontem (03), foram divulgados dados que mostram que o país tem o maior número de desempregados da história.

Tags: crise, economia, euro, itália, países

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.