Jornal do Brasil

Segunda-feira, 28 de Julho de 2014

Economia

Confiança do consumidor é menor desde março de 2009, diz CNI

Agência Brasil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou dados indicando que o pessimismo dos brasileiros piorou neste mês. De acordo com entidade empresarial,  o índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) de maio caiu 1% na comparação com abril e chegou ao menor valor desde março de 2009, quando a confiança da população estava afetada pela crise econômica mundial. Em relação a maio do ano passado, o índice caiu 5,7%.

A CNI informou que, com exceção das previsões para a inflação, todos os indicadores de expectativas dos brasileiros para os próximos seis meses pioraram em maio. A expectativa em relação ao desemprego caiu 1,6% e a da renda pessoal para os próximos seis meses recuou 0,4% com relação a abril. Em relação à inflação, o indicador aumentou 2,9% na comparação com abril.

Pelos dados, os indicadores de situação financeira e de endividamento também recuaram, comparados a abril. O de endividamento diminuiu 3,3%, o que aponta o aumento do número de pessoas que disseram ter mais dívida em maio do que nos três meses anteriores. O índice de situação financeira caiu 1,7%.

Feita em parceira com o Ibope Inteligência, a pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre 15 e 19 de maio em 140 municípios.

Tags: CNI, consumidor, consumo, economia, inec, ipobe

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.