Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

Economia

El Clarín: Brasil disse que Argentina diminuiu obstáculos à importação

Jornal argentino afirma que Brasil diz que as exportações de automóveis subiram 40% em maio

Jornal do Brasil

O jornal argentino El Clarín publicou uma matéria sobre o debate entre Brasil e Argentina em relação ao protecionismo argentino diante das importações de automóveis brasileiros. Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Mauro Borges, os acordos alcançados entre os países já permitiram um aumento de 40% das exportações de veículos brasileiros.

Em uma conferência das indústrias do Rio de Janeiro, ele teria afirmado que espera mais avanços nas negociações que terão seguimento na semana que vem em Buenos Aires, mas que teria destacado que o que foi conseguido até agora já permitiu um aumento do comércio. Ele teria recordado que a Argentina havia se comprometido a suspender os obstáculos no setor na fronteira.

Segundo a reportagem, Borges disse que, pelo menos em relação aos automóveis, o comércio já foi normalizado. Mesmo assim, admitiu que ainda precisam ser abordados alguns itens do acordo. O regime atual, que permite que por cada dólar importado da Argentina o Brasil exporte 1,90, foi prorrogado por um ano. A Argentina quer baixar essa proporção para 1,30 e o Brasil está mais próximo de 1,60 e 1,70.

Tags: Argentina, automóveis, brasil, exportação, protecionismo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.