Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Economia

New York Times: ONU prevê persistência de desemprego entre os jovens

Relatório afirma que, 6 anos após a crise, a economia global não voltou a criar empregos como antes

Jornal do Brasil

O jornal norte-americano The New York Times publicou uma matéria nesta quarta-feira (21) informando sobre o relatório divulgado pelo Organização das Nações Unidas no mesmo dia. A ONU afirmou que a economia global não está produzindo empregos como fazia antes da crise de 2008 e que isso também não é esperado a curto prazo.

O texto diz que o desemprego global permaneceu em 6% em 2013 e que nos países desenvolvidos o de longa duração continuou a aumentar. Na África e na Ásia, o emprego informal chega a cerca de 50% de todos.

O crescimento da economia, por sua vez, também é muito menor que aquele antes da crise, diz o documento. As economias desenvolvidas devem crescer 2% em 2014 e 2,4% em 2015, um aumento mais rápido que nos últimos dois anos. Já as economias em desenvolvimento provavelmente crescerão quase duas vezes mais que as desenvolvidas, mas também a um ritmo mais fraco do que antes de 2008. 

A reportagem afirma que o documento citou alguns pontos problemáticos. Um deles seria a Rússia, que deve ter a economia crescendo muito lentamente em 2014 devido ao conflito da Crimeia. O desenvolvimento econômico do norte da África também deve ser prejudicado em função de transtornos na produção de petróleo da Líbia. Por outro lado, o leste da Ásia deve ter um crescimento robusto, principalmente por causa do fortalecimento das exportações. 

Tags: crise, desemprego, economia, onu, relatório

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.